O QUE É VIAJAR DE MOTO


VIAJAR DE MOTO

·         Viajar de moto é uma das experiências mais fascinantes que se pode ter nessa vida. Quem não tem o coração de motociclista provavelmente nunca entenderá o porque.
·         Mas até mesmo eu, às vezes, fico me perguntando, afinal, por que é tão bom assim?
Não tenho respostas, só alguns pensamentos.
·         Em primeiro lugar, viajar de moto evoca sentimentos de tempos e realidades muito distantes de nós; é como se nos transportássemos para outra época e, de repente, lá estamos nós com nossa armadura, baixando a viseira de nosso elmo, preparados para uma missão distante e desafiadora.
·         No fundo, mesmo que isso pareça meio estranho, todo motociclista se sente como um guerreiro, deixando a segurança e o conforto de sua casa para ir adiante, desbravar territórios e vencer desafios.
·         Também existe um sentimento quase místico, como se estivéssemos saindo de nossa
própria vida, vendo o que há lá fora.
·         Viajar de moto é estar em movimento, é deixar a monotonia. A casa, o trabalho, nossa cidade, tudo fica para trás e seguimos adiante rumo ao desconhecido, mesmo que seja
apenas a cidadezinha turística 100km distante.
·         Viajar de moto também nos coloca em contato com uma outra vivência de relacionamentos que rompe com os paradigmas da vida moderna. Não há chefe, nem
subordinados e clientes, apenas amigos, companheiros. E nenhum deles é melhor do que o outro, ninguém está competindo, somente compartilhando.
·         Há também uma intensa ligação com o campo do conhecimento. Todas as matérias estudadas em uma sala de aula são experimentadas, mas de uma forma muito diferente da que qualquer professor conseguiu nos proporcionar. A matemática está alí o tempo todo: são retas, curvas, tangências, ângulos, 100, 120, 140km/h..., melhor parar por aqui.
·         A física então, nem se fala: inércia, aceleração, movimentos retilíneos uniformes (ou não), calor, frio, velocidade do vento; porque isso não parecia interessante na sala de aula?
·         A prática é muito melhor, intensa e verdadeira que a teoria.
·         A geografia e a biologia também são matérias sempre presentes em vales, montanhas, serras, colinas, rios, desertos e cachoeiras, pássaros (sim,eles ainda existem). Até mesmo a história, seja dos lugares ou das pessoas que encontramos, acaba nos atraindo.
·         O português não fica de fora e nem limitado à leitura de algumas placas; viagem de moto
combina com histórias, contos, poesias, música e, claro, com o coração; tudo inserido em longas conversas e não circunscritas a aulas, cadernos, livros e horários.
·         Em uma viagem de moto também entramos em contato com nossos valores mais elevados. Coisas como liberdade, respeito, responsabilidade, solidariedade, são sempre
presentes. Até mesmo nosso contato com o Criador é estimulado; nossa mente viaja também, medita, contempla. Diante de todas estas experiências olhamos para o dom maravilhoso que nos foi dado, a vida, e para aquele que nos deu tudo isso e somos levados a dizer, ainda que sempalavras: "muito obrigado".
·         Somos pequenos perante a força do Criador, mas grandes nos sentimentos propiciados pelas suas criações. 
·         Somos motociclistas de viagem.